Associação de Capoeira comemora 30 anos em São Gonçalo – O São...

Associação de Capoeira comemora 30 anos em São Gonçalo – O São Gonçalo

20
0
SHARE

Por Letícia Lopes

Três décadas de trabalho árduo e mais de 3 mil alunos formados: a Associação de Capoeira Berimbau de Ouro (ABCO), instalada em São Gonçalo, completou 30 anos de existência e muita história nesta semana.

Fundador da ACBO, o motorista Carlos Henrique Souza da Silva, de 54 anos, às vezes até esquece o próprio nome. Para si mesmo e para todos, é Mestre Tito, nascido e criado em Macaé e precursor do esporte em São Gonçalo.

O grupo, com sede no Porto do Rosa, nasceu em 4 de julho de 1987, pela ideia de Mestre Quito. A capoeira entrou na vida do motorista ainda em sua cidade natal, aos 9 anos, por influência de um tio e um primo.

“De lá pra cá, nunca mais parei”, disse. E para ele, o esporte significa muito.

“A capoeira é respeito, é ensinar o caminho do bem. O esporte é união, é dança”, definiu o mestre. Tito.

Orgulhoso do trabalho, Mestre Quito já expandiu as atividades da associação para cidades do Norte Fluminense, da Região dos Lagos e Serrana, para os estados de São Paulo, Espírito Santo e até para o exterior.

“Já estivemos em Madrid, na Espanha, e na Patagônia, na Argentina”, contou.

E para comemorar os 30 anos da entidade, o grupo planejou atividades durante toda semana, com encerramento hoje, na sede, com a formatura de novos alunos.

“Eu avisei a todo mundo, tem que ser na sede, onde tudo começou”, revelou o mestre.

Aluno ilustre – Ainda antes da fama, quem cresceu sob os ensinamentos de Mestre Tito foi Claudio Rodrigues de Mattos, o Claudinho, da dupla com Buchecha. O professor lembra com carinho do menino alegre e apaixonado pelo esporte.

“É só lembrança boa com o Claudinho. Ele até deu aula na Associação. Começou novinho, não era artista ainda. Me mostrava as músicas, ficava cantando. Eles explodiram, e a gente foi acompanhando”, lembrou com saudade e carinho.

This article, Associação de Capoeira comemora 30 anos em São Gonçalo - O São Gonçalo, was initially found at http://www.osaogoncalo.com.br/geral/26143/associacao-de-capoeira-comemora-30-anos-em-sao-goncalo on

LEAVE A REPLY